terça-feira, 22 de maio de 2012

Arte e Vida!

Fotos de cenas do grupo de Teatro ManiCômicos 
de São João Del Rey/MG com a peça 
Casamento Russo/ União Soviética


Quando eu era criança eu dançava, interpretava, escrevia, pintava, desenhava...
Desenhava em todas as superfícies possíveis, inclusive nas paredes, alguns lugares  aprovados outros nem tanto, (quando me tornei mãe, deixei que os meu filhos desenhassem na parede do quatro deles, amei dar essa liberdade a eles, por sinal eu morri de dó de pintar e apagar quando eles cresceram). 
Eu sempre respirei Arte. Fazia Arte de tudo quanto era jeito e possibilidade em casa e na escola.
Nunca comprei um cartão, fiz todos.
Fazia roupas de bonecas e mais tarde para mim mesma, com fita crepe e grampeador. KKKKKKKK
Dava de presente aos meus pais e aos amigos deles  peças de teatro que eu escrevia e atuava e forçava os meus irmãos a atuarem comigo, eles odiavam! KKKKKKK
Minha infância e adolescência foram recheadas de cores e músicas.  


Pra quem é leitor do blog já deve saber que minha mãe morreu quando eu tinha apenas 15 anos de idade, minha Arte morreu junto.
Eu não tinha mais para quem mostrar, quem agradar, para quem me exibir... Eu nem tinha mais alegria de colorir ou interpretar!
Parei de criar, só nunca parei de ler, que de certa forma foi o que nutriu minha alma de artista
Mais tarde, bem mais tarde, fiz vestibular para Direito e passei na Federal de primeira! Mas não dei conta! Não era para mim.
Larguei o respeitável curso de Direito e fui fazer Belas Artes.
E foi justamente a Arte que me eu novamente a alegria de viver.
Anos depois a maternidade, a chegada do Nicolas e do Kevin na minha vida preencheram o meu coração.  E eu voltei não só a desenhar e a colorir como comecei a pintar.



Esse fim de semana mágico em Tiradentes ver esse atores tão jovens brilhando com tamanha beleza, competência e energia me instigou novamente a acreditar que no poder libertador da Arte.






No post anterior eu contei que foi uma surpresa...
Duas aliás... A peça em si, porque eu estou descrente com o teatro em Minas Gerais. E a tão pouca idade de artistas tão competentes.



Quem não me conhece pode perguntar, porquê, praquê?
Registrar no blog e não bastava apenas uma vez? Um post?!
Gente, eu não estou sendo gentil com os garotos, posso chama-los assim meninos? Eu não estou fazendo favor nem caridade.
Eu apenas estou apaixonada!
E não é assim a paixão? Ela te sufoca se não for vivida, ela se faz presente o tempo todo. Ela é soberana, ela quer toda nossa atenção e empolgação.
E estou assim... Apaixonada, e a paixão pela Arte é assim, ela aguça os sentidos e desperta tudo em você.
O jantar depois da peça foi muito, muito mais agradável.
A leveza que eu andava depois pelas ruas geladas da cidade depois da peça foi outra, não acredita em mim? Experimenta então pra você ver... Arte é altamente sensorial seja qual linguagem for.



Arte... arte...ArTe... ArTE... arTE... ArtE.. artE... ARTE! 




Eu me emociono, eu sinto meu sangue nas minhas veias...



Diante de cenas de uma peça como essa... Exposições... Músicas...
Esta aqui em Bh a exposição Caravaggio... Dá pra imaginar?!
Vamos?



Eles ainda têm um projeto chamado "Arte por toda parte"



Lindos! Vivos! Apaixonante!


Personagens Principais:


Noiva: Agáfia Tíkhonovna                  (Ana Maria Malta)

Noivo:  Podkolióssin                          (Weverton Andrade)

Criado do noivo: Stiépan                    (Marijara Nery)

Amigo do noivo: Illiáh Kotchkarióv     (Talles Ramon)

Casamenteira: Fiókla Ivanovna           (Priscila Natany)

Tia da noiva: Arina                            (Madu Avelar)

 


Essa cena abaixo, eu a chamo de cena do chá, que é a minha preferida, onde a Fiókla Ivanovna se "multiplica" e se torna quatro! Ao aceitar o convite para um café... Uma com o pires, outra com a xícara, outra com  a colherzinha  e a outra como o saquinho do café na mão!!! Para mim é perfeita!
Mais perfeita e empolgante que qualquer cena de efeito especial do filme Matrix, é impecável, alguem ter uma idéia dessas!
Contando a assim, pode parecer simples, mas não mesmo!
É uma grande e inteligente sacada! Fora a beleza da cena.



Beijos
Gisele

domingo, 20 de maio de 2012

Arte que me nutre e me alegra


Eu não acredito em sorte como definidor do rumo das nossas vidas, mas algumas vezes temos o acaso como nosso aliado.
Se a felicidade e alegria dependem de nossas escolhas, será então da sorte a última palavra? Sei não... Podemos escolher livremente virar a direita ou a esquerda, mas o que, ou quem determina o que vamos encontrar pela frente? Eu escolhi virar a rua a direita do hotel que estava hospedada (e a rua se chama Rua Direita!!!) E se virasse a esquerda?
Poderia encontrar um assaltante ou o Seu Jorge...
Poderia encontrar um mendigo ou um artista de rua...
Encontrei o SESI, encontrei a Flávia, encontrei os "ManiCômicos"!
É a bolinha caindo para um lado ou para o outro no joguinho do labirinto. 


Eu estava andando despretensiosamente pelas rua de Tiradentes, na rua Direita, entrando num lojinha de artesanato seguida da outra. Entrei por puro acaso (será mesmo?) no SESI e fui convidada pela Flávia, a gerente da unidade Tiradentes, para assistir uma peça de teatro da Cia de Teatro ManiCômicos, naquela mesma noite.
Eu amo teatro, mas confesso que estou meio desanimada com as últimas peças que vi aqui em BH nos últimos anos. Todas, todas sem excessão, comédias e paródias falando do mundo gay. Um espirito baixa aqui, uma troca de sexo ali... E é só! 
Diga-se de passagem, que "Um espirito baixou em mim" é uma ótima peça, mas para se ver uma vez só, e as demais são cópias e releituras do mesmo tema. Um saco!
Fui meio desanimada... Será mais uma no gênero? 


Que grata supresa! Gente, que espetáculo! Literalmente um espetáculo! Perfeito! Lindo! Emocionante e bem feito do começo ao fim, do figurino a sonoplastia.

O espetáculo foi inspirado no clássico “O Casamento”, de Nikolai Gogol e no romance “Eugene Onegin”, escrito por Alexander Pushkin. Num misto de drama e comédia, a preparação de um casamento sob os moldes da tradição russa que surpreende e encanta o espectador do começo ao fim!

E para minha surpresa ao fim da peça, conversando com os artistas, eu não podia deixar de ver de perto os olhos daquelas pessoas que alegraram o meu coração e encheram a minha alma da mais pura Arte! Gente, eles, os atores são uns babys! Todos meninos em meninas estudantes universitários e de teatro. Estudantes! Imagina como serão esse "meninos" tão talentosos depois de formados e com experiência?!  

Eu me encantei e me emocionei, a arte é isso: Puro deleite e prazer. Contentamento gratuito com o belo e pelo belo, sem compromisso, apenas a celebração da vida! Adorei garotos! Obrigada do fundo do meu coração! 




Os babys experts são: 
 Weverton Andrade, Marijara Nery, Talles Ramon, Priscila Natany e Madu Avelar.

A companhia de teatro é a Cia Tetral ManiCômios
 
www.manicomicos.com.br

www.ciateatralmanicomicos.blogspot.com
 Beijos
Gisele

terça-feira, 1 de maio de 2012

ORGANIZAÇÃO palavra chave para ganhar tempo e beleza em casa

Estou lendo uma preciosidade, o livro  "É tudo tão simples" da Danuza Leão.
Uma bem humorada e deliciosa leitura para esses quatro dias de feriado em casa sozinha. Pra compartilhar um pouco mais, não posso deixar de indicar outra bom livro que estou lendo pela enésima vez: "Semente da Vitória" do Nuno Cobra IMPERDíVEL!
Mas é o da Danuza que quero falar agora. O livro fala, de coisas simples e de como simplificar a vida, uma delas é a ordem do seu guarda-roupa.


Eu com 20 anos (e olha que isso foi no século passado kkkk) montei minha primeira casa quando me casei. Não tinha grana pra quase nada, como a maioria dos casais jovens. Mas um casa precisa do essencial e uma das coisas essenciais são os cabides para dependurar suas roupas. OK, você não tem dinheiro para comprar cabides legais de acrílico ou madeira (são bem mais caros mesmo) mas tem que comprar não tem? Porque que não compra logo todos iguais? Ou peça cabides no chá de panela (se bem que gosto mais de chá de lingerie). Mas se você vai fazer um chá de panela dê logoo endereço da loja no convite e escolha TODOS religiosamente iguais (e muitoooos). Nada de um cabide com várais peças de roupa, amarrota a roupa e enfeia o armário.  


Eu me lembro de ter comprado cabides bem baratinhos de plástico, porém TODOS brancos, iguais e muiiiitos. Anos mais tarde quando eu pude comprar os de acrílico que eu queria eu doei todos os meus branquinhos para minha funcionária na época, que diga-se de passagem, ela tem uma casinha simples mas tão organizada (em ordem e em estética) quanto a minha, e os cabides dela além de religiosamente iguais e todos para o mesmo lado iguais aos da minha casa.




Danuza Leão fala no livro que "Sem cabides iguais não dá nem para dormir direito", não é para tanto, mas é por aí.

Eu não vivo sem ordem e sem beleza. Sem contar o tanto que facilita a vida. Eu organizo armários e closets profissionalmente e como consultora de imagem pessoal quando tiro as roupas que as clientes não vão mais usar, volto as que vão ficar, para o lugar, em ordem.

Tem gente que sonha ter um armário em ordem como nas fotos de editoriais de revistas, em cores ou degradês, e por não conseguirem tal feito, deixam do jeito que está mesmo até quem sabe, um dia elas comprem tudo novo. Tem organizar qoeu você tem. E não comparar para... Comprar um armário novo, roupas novas...

Eu gosto de outra ordem, degradê é lindo, mas não temos roupas em dregradê, por tamanho crescente ou decrescente fica bonito mas não é prático no dia-a-dia, ao meu ver, a ordem ideal, a que eu aplico no meu closet é a seguinte: Categorias.

UM Blusas de trabalho (escola)
DOIS Blusas de sair  
TRÊS Vestidos curtos dia-a-dia
QUATRO Vestidos de sair, curtos numa ponta até os longos
CINCO Casacos e blazers
SEIS Camisas de trabalho
SETE Calças, jeans numa ponta, as de tecido e as de ginástica
OITO Saias das curtas até as longas



Por categorias eu não perco tempo.
Três dia por semana eu trabalho numa escola (mais discreta,  "tampadinha" e fofa) portanto minhas opções para este ambiente, que é uma situação fixa na minha vida, e a que tenho que me arrumar com hora marcada para sair (entre 6:00 e 6:45 da manhã)  eu não fico  perdendo tempo escolhendo o que vestir naquele dia. Vou direto ao ponto.
Me dirijo a essa parte do closet, pego um blusa componho logo com uma calça (impossível usar saia em escola) e termino com um sapato baixo, claro que estão todos guardados um ao lado do outro. Os sapatos estão todos juntos por categorias também.  
Gente, tem que facilitar a vida!  





Os sapatos  estão por categoria também
UM Sapatinhas (escola)
DOIS Sandálias
TRES Sapatos de sair, festas
QUATRO Sapatos de sair (por cores)
CINCO Rasteiras e chinelos
SEIS Botas e ankle boots
As lingeries da mesma maneira
UM Gaveta de pretos e estampas escuras
DOIS Gaveta de brancos nudes e estampas claras
TRES Camisolas, pijaminhas e baby dools dia-a-dia
QUATRO Camisolas sexys, bodys e corpetes

Gavetas de echarpes, cachecóis e pashiminas são duas: Verão e Inverno




CABIDES RIGOSAMENTE IGUAIS E PARA O MESMO LADO, FAZEM TODA A DIFERENÇA.
ACREDITE!




Claro que são belíssimas as fotos dos editoriais de revistas de casa e propagandas de lojas de amários e closets. E na medida do possível dá sim para ter um armário, closet e rouparia em ordem e lindos! As dobras são fundamentais, faça um curso com minha amiga Iraci Laurades, eu fiz, no Kza Organizada
http://www.kazaorganizada.blogspot.com/

  
Beijos
Gisele Pedrosa