domingo, 21 de outubro de 2012

Alergias


Se você não tem, certamente conhece alguém que tem alergia.
Eu tenho a esmaltes e bijuterias.
Mas isso varia muito, em determinadas épocas fico ótima e outras como agora, que eu estou super, hiper, mega sensível aí ataca geral, nas unhas e orelhas. 

É muito, muitoooo desagradável, e sou radicalmente contra a violentar o próprio corpo insistindo num incomodo em nome da estética.

Alergias são defesas do organismo, pura sabedoria da natureza, como a febre, que detecta que algo não está bem. É o sistema imunológico combatendo os inimigos com rigor e sabedoria. O organismo fabrica anticorpos para combater esses intrusos. O que na prática se traduz nos mais variados sintomas, o mais comum é a coceira. E todos muito desagradáveis mesmo. Em geral o desconforto é tão grande que a disposição e o bom humor desaparecem junto, pelo menos no meu caso.




Paixão de nove entre dez mulheres, eu faço parte do time das apaixonadas. Os esmaltes não são tão inofensivos quanto podem parecer e causam alergias e o principal causador de reações alérgicas são o formaldeído, o tolueno, os pigmentos e conservantes presentes na composição desses produtos: Esses componentes podem causar alergias vermelhidão e coceira as pessoas mais sensíveis. Quanto mais tarde começar a usar melhor!!!

Tendo uma crise alérgica, a única solução é suspender o uso por um tempo até melhorar, não tem jeito, na crise, tem que suspender mesmo. 



Passada a crise, a boa notícia é que diversas marcas já possuem linhas de esmaltes hipoalergênicos, fórmulas livres do tolueno e do formaldeído que são os grandes vilões. E os importados no geral, o melhor mesmo é o da REVLON a não tem essa fórmula agressiva. Porque será que os nacionais tem uma fórmula agressiva e os importados não? 

Não tem jeito: quem tem alergia não mesmo pode usar os esmaltes comuns, é só insistir que a crise agrava, no meu caso, os olhos coçam loucamente e a cutícula fica frágil e quebradiça. Eu não insisto!




Outra alergia inconveniente (como se alguma não fosse!) é a alergia ao metal de bijuterias. Coceira na orelha, bolinhas vermelhas no braço e outros desconfortos causados por brincos e pulseiras de bijuterias é mesmo um saco! Dermatite de contato, causada por peça feita de níquel, que mesmo passando por vários banhos de ouro ou ródio, agridem a pele.

O níquel está presente na maioria esmagadora de bijux de baixo custo, semi jóias de qualidade são uma boa alternativa além de não provocarem alergia são infinitamente mais elegantes e bonitas.

E tenho uma dica pra momentos de crise, que mesmo tirando a peça a coceira ou inchaço podem levar dias para passar. É a pomada DIPROGENTA, que eu tenho há anos, indicada pela minha dermatologista (lembra do último post que falei sobre o dermatologista de confiança ser tão importante quanto o ginecologista?!) Essa pomadinha me socorre quando amo porque amo uma peça que é bijux total. Dia-a-dia só uso semi, ou ouro porque são minhas peças menores, só a Hebe mesmo que tinha aquelas jóias fabulosas enormeeees. Nós, que temos mesmo nossas bijux e que não as amamos menos do quem tem jóias, não é verdade? Um homem jamais entenderia esse paradoxo feminino. Amar uma peça linda mais que uma peça "valiosa". 

Então, prevenia-se usando peças de qualidade dia-a-dia e guarde suas poderosas bijux para ocasiões especiais e tire tão logo chegue em casa.




Agora.... o melhor mesmo é beijar na boca e ser feliz...
Uns floraizinhos ou homeopatia para equilibrar, terapia e ginástica porque alergias darling, estão alimente ligadas ao emocional.

Do mesmo jeito que vem, vai!

A alergia pode passar com o tempo. Mas isso depende do organismo e do stress de cada uma. Da mesma forma que sabiamente o organismo  identifica o material ou a química como como inimigo do corpo, ele pode simplesmente deixar de identificá-lo dessa forma. isso tudo vai do equilíbrio emocional que gera equilíbrio físico.

Claaaaro que não sou dona da verdade, longe de mim tentar ser, e nem estou livre de nada. Escrevo e compartilho aqui a partir das minhas pesquisas, curiosidades, observações e vivências pessoais.
Eu preciso urgentemente de desestressar, de férias e beijar na boca!KKKKKKKKKKKK

Beijo
Gisele

2 comentários: