terça-feira, 30 de agosto de 2011

Livro: Comprometida, de Elizabeth Gilbert

Eu já falei aqui do meu amor e aprendizado com o livro Comer, Rezar, Amar de Elizabeth Gilbert, dei vários exemplares de presente e já estou lendo pela quarta vez. E vagarosamente, saboreando cada detalhe. E estou lendo paralelamente Comprometida, onde a autora fala do casamento. Eu recomendo a todo mundo, a quem vai se casar e quem já está casado, para cada vez se alinhar cada vez mais consigo e com seu parceiro. Fora que é uma leitura deliciosa...





A autora, entre tantas descobertas na sua pesquisa, sobre o tema, descobriu, por exemplo, que entre as mulheres hmong (pequena tribo do Vietnã), não existe a ilusão, tão comum entre nós mulheres ocidentais, de que seus maridos serão a fonte principal da felicidade. ô dó! Bom, "Mas tudo na vida tem o momento e destino" (J Quest). Cada um tem sem tempo e suas descobertas individuais.


A autora fala sobre o casamento romântico, com vestido branco e véu, é uma novidade criada pela rainha Vitória em 1840, e que até 1215, na Europa, para duas pessoas casarem, bastava que fossem adultos e trocassem votos em voz alta e por vontade própria.


Mas o que é o casamento hoje? Por que nos atrai ou nos repele tanto? E como podemos fazer as pazes com essa instituição complicada e ao mesmo temo quase que vital? É o que a autora revela em Comprometida. Eu adorei, aliás, estou adorando porque não terminei ainda de ler.


A história de Comprometida fala do casal que já passou pelo divórcio, Felipe e Elizabeth, e traumatizados (como a maioria de nós), juraram, nunca, jamais e em tempo algum se casar novamente. "Os limites e termos do nosso relacionamento mudaram da noite para o dia. De repente, nós dois ambos avessos ao casamento e sobreviventes de divórcios traumáticos, fomos basicamente sentenciados pelo governo a casar. Eu queria fazer as pazes com a idéia do matrimônio antes de mergulhar nele outra vez", conta a autora. Eu já vi esse filme...











Com humor e inteligência, Comprometida fala de questões das mais simples as mais complexas, de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos do novo divórcio e as responsabilidades cotidianas, como a divisão as tarefas domésticas e o dinheiro. cotidianas mas nada simples!


Pra mim a autora desfaz mitos, desmonta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias românticas por reais compromissos emocionais.


Leiam...


Beijos


Gisele


2 comentários: