terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os homens e suas mochilas, nem sempre maravilhosas!

Ontem, Segunda Feira, eu estive no Ibmec para assistir uma palestra sobre etiqueta corporativa com a Markely, e adorei. Parabéns Markely!

Eu, que não sou boba nem nada, troquei o horário no meu trabalho e saí um pouco mais cedo para me arrumar, como costumo dizer trocar de "personagem", de professora para consultora. Cheguei bem mais cedo, o trânsito está cada vez mais maluco aqui em BH, ou você chega bem antes (surpresa no trânsito) ou você perde a hora (que é super desagradável). Bom, cheguei mais cedo, e enquanto esperava, fiquei observando as pessoas que transitavam naquele lugar.




O Ibmec é uma das instituições de graduação e pós graduação mais conceituadas do país. Um dos raros lugares onde eu vi mais homens que mulheres. Fiquei ali, observando, nessa minha constante pesquisa sobre pessoas e imagem. A maioria das pessoas que circulavam estava adequadamente vestida, fora umas poucas excessões de erro absurdo (bem pouco, mas tinha) e eram mulheres! Uma pena!






Bom, hoje vou falar para os meninos! Homens executivos. E o item que mais me chamou a atenção durante minha observação foi o uso da mochila, e que também foi tema de pergunta da plateia para a palestrante. Usar ou não usar? Melhor seria executivos não usarem. Calma! Não existem regras rígidas, pelo menos essa não, diante da necessidade do uso, isso supera o conceito ou regra como você preferir. E é sempre assim, e novas regras vão surgindo a partir de novas necessidades e isso reformula os conceitos.





Eu abri este post com exemplos que se você for um executivo NÃO deve seguir:


1ª Maleta tipo 007, rígida, brilhante parecendo até um kit espião. NÃO!


Maleta tipo valise que o se usou na década de 70 e 80. NÃO!


3ª Mochila Colorida. NÃO!


4ª Mochila gigante (gorda) que carrega a casa dentro! Nananinanão!
Se o seu desejo e necessidade é usar uma mesmo uma mochila, aqui estão exemplos, de couro, lindas e estilosas. Porque os homens podem e devem e ser cheios de estilo.










Você pode optar ainda por bolsas a tiracolo com possibilidades de alça de mão também. Adoro!




Para comprar uma mochila estilosa e elegante você não vai poder economizar, sinto muito, mas não vai mesmo! Não são baratas não! 




Passe longe do brilho, dos materiais sintéticos e das cores.






Sinceramente pense em ter duas uma marrom (primeira opção, se for comprar uma por vez) e uma preta. Se não, fica aquele uniforme né?





Bolsa vence viu? Tudo vence! Tudo tem validade darling! Algumas vezes o objeto já acabou, venceu, está num estado horroroso e muita gente insiste em achar que só você, o dono percebe. Não mesmo! Bolsa e sapatos vencem. Vou falar dos sapatos masculinos no próximo post. Prometo!








Alguns homens não percebem o casaco do terno embolado atrás com a mochila. Observe-se. Cuidado!





Se você não escolher uma de couro como eu acredito ser a opção mais elegante, vá num modelo bem "sequinho" bem clean, sem cores ou adereços. E se você colocar chaveiros eu te mato!






Ontem eu vi de tudo, todo tipo de mochila, dava até vontade de fotografar para comentar aqui! Vi até aquelas mochilas vermelhas da Wilson, de tenista sabe? Uma monstra de grande e outras que pareciam escolares, assim não dá!




O mais importante no entanto é perceber e internalizar que você mudou, ou está em processo de mudança, no caso do Ibmec ontem, na maioria eram alunos. Se antes você era um estudante e agora segue uma carreira executiva as coisas não podem mais ser como antes, e que principalmente você almeja voos maiores. Ou não? Você tem que adequar seu visual e isso inclui os acessórios (relógio, sapato, bolsa e cinto) ao novo "personagem" que você é. Ao novo papel que você desenvolve no novo cargo que ocupa e já pensando nos que vai ocupar. E isso não se chama carreira?
Ah! E se a carreira progredir muito, esqueça a mochila!




Outra observação importante é a idade, chega uma hora que fica difícil ficar bem de mochila viu? E principalmente se tem volume na frente (barriga) e atrás (mochila). Não dá! Compre logo uma bolsa digna para você. E se cuide!



Claro que o principal motivo de se carregar a mochila entre os executivos hoje em dia é carregar o laptop, e essa necessidade gerou o hábito do uso da mochila, e cada vez mais, mais homens usam bolsas maiores entre elas as mochilas. Bom, já que você já usa mochila (ou bolsa linda!) e não carrega só a carteira mais, já que você está de posse de um "bolsa" não seria boa idéia levar junto uma necessaire? Basiquinha, nem que seja com escova de dentes? Olha, tem muito, não é pouco não, muito homem que almoça, até em almoços de negócios e que fica com os dentes sujos até a volta ao escritório ou pior, alguns até a volta pra casa. E o mochilão nas costas...



Aproveito para citar as carteiras. Eu já escrevi aqui que eu uso carteira de homem. Sério, usei uma por um bom tempo, e quando estive na Argentina eu comprei uma feminina bem simples. Porque a maioria da carteiras femininas é quase que uma bolsa! Pra que? Pra carregar foto de todo mundo?! Um saco gente que mostra foto de filho viu? Eu carrego a carteira de motorista, dois cartões de crédito, o cartão do convenio médico alguns poucos cartões pessoais e money. E só! Imagina que ainda tem gente que carrega todoooos os documentos? Pra que?



Beijos

Gisele

5 comentários:

  1. Boa tarde.
    Gosto não se discute mesmo. Achei feias as mochilas que recomendaste. E a minha tem de ser gorda para comportar a carga, que pode chegar a uns 8 kg.
    Mas o que mais me chamou a atenção no teu texto foi a frase:

    " um dos poucos lugares onde vi mais homens que mulheres"

    Comigo ocorre o oposto ! parece ser um karma nosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente gosto é gosto, mas adequação quase sempre é padrão, e que eu vejo muita mochila de "menino" em homem de terno isso eu vejo sim!
      Aqui em Bh tem muitoooo mais mulheres quer homens, na maioria esmagadora dos lugares.
      rsss
      Abraço

      Excluir
  2. MUITO BOA AS IMAGENS DAS BOLSAS QUERIA SABER ONDE POSSO COMPRA-LAS POIS N VI LINK DE COMPRA EM TODAS AS BOLSAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FBSallis....
      Pois é, eu como a maioria dos blogueiros usamos usamos imagens disponíveis no Google e infelizmente eu não tenho referências de lugar nem preço, muita coisa eu também fico babando querendo!
      BJS

      Excluir
  3. Além de pretensiosa é mal informada... maleta de aluminio e outros metais tem grifes carissimas e muito usadas na europa e asia

    ResponderExcluir