domingo, 20 de maio de 2012

Arte que me nutre e me alegra


Eu não acredito em sorte como definidor do rumo das nossas vidas, mas algumas vezes temos o acaso como nosso aliado.
Se a felicidade e alegria dependem de nossas escolhas, será então da sorte a última palavra? Sei não... Podemos escolher livremente virar a direita ou a esquerda, mas o que, ou quem determina o que vamos encontrar pela frente? Eu escolhi virar a rua a direita do hotel que estava hospedada (e a rua se chama Rua Direita!!!) E se virasse a esquerda?
Poderia encontrar um assaltante ou o Seu Jorge...
Poderia encontrar um mendigo ou um artista de rua...
Encontrei o SESI, encontrei a Flávia, encontrei os "ManiCômicos"!
É a bolinha caindo para um lado ou para o outro no joguinho do labirinto. 


Eu estava andando despretensiosamente pelas rua de Tiradentes, na rua Direita, entrando num lojinha de artesanato seguida da outra. Entrei por puro acaso (será mesmo?) no SESI e fui convidada pela Flávia, a gerente da unidade Tiradentes, para assistir uma peça de teatro da Cia de Teatro ManiCômicos, naquela mesma noite.
Eu amo teatro, mas confesso que estou meio desanimada com as últimas peças que vi aqui em BH nos últimos anos. Todas, todas sem excessão, comédias e paródias falando do mundo gay. Um espirito baixa aqui, uma troca de sexo ali... E é só! 
Diga-se de passagem, que "Um espirito baixou em mim" é uma ótima peça, mas para se ver uma vez só, e as demais são cópias e releituras do mesmo tema. Um saco!
Fui meio desanimada... Será mais uma no gênero? 


Que grata supresa! Gente, que espetáculo! Literalmente um espetáculo! Perfeito! Lindo! Emocionante e bem feito do começo ao fim, do figurino a sonoplastia.

O espetáculo foi inspirado no clássico “O Casamento”, de Nikolai Gogol e no romance “Eugene Onegin”, escrito por Alexander Pushkin. Num misto de drama e comédia, a preparação de um casamento sob os moldes da tradição russa que surpreende e encanta o espectador do começo ao fim!

E para minha surpresa ao fim da peça, conversando com os artistas, eu não podia deixar de ver de perto os olhos daquelas pessoas que alegraram o meu coração e encheram a minha alma da mais pura Arte! Gente, eles, os atores são uns babys! Todos meninos em meninas estudantes universitários e de teatro. Estudantes! Imagina como serão esse "meninos" tão talentosos depois de formados e com experiência?!  

Eu me encantei e me emocionei, a arte é isso: Puro deleite e prazer. Contentamento gratuito com o belo e pelo belo, sem compromisso, apenas a celebração da vida! Adorei garotos! Obrigada do fundo do meu coração! 




Os babys experts são: 
 Weverton Andrade, Marijara Nery, Talles Ramon, Priscila Natany e Madu Avelar.

A companhia de teatro é a Cia Tetral ManiCômios
 
www.manicomicos.com.br

www.ciateatralmanicomicos.blogspot.com
 Beijos
Gisele

4 comentários:

  1. Adorei seu texto!!! Sabe que me deu muita vontade de ver esses "meninos" em ação? Mas, de verdade, me deu mais vontade de caminhar pelas ruas de Tiradentes a seu lado, assim, ao acaso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana
      os "meninos" são uns genios! Apaixonante!
      Andar com um amiga em tiradentes é uma boa sim! Bora?!
      BJS

      Excluir
  2. Salve Gisele. Primeiramente parabéns pelo blog. E esse encantamento que você esta sentindo pela peça a gente sente aqui desde 2005 quando o ManiCômicos se instalou em São João del-Rei. A força e a magia do trabalho deles é contagiante e renovadora. Suas peças, como por exemplo Domdeandar, Borgobandoballo, tem um vigor, uma beleza e um profissionalismo impressionante. Que bom que você foi encantada pelo ManiCômicos. Um abraço. André Frigo.

    ResponderExcluir
  3. Andre...
    Seja muito bem vindo!
    Fui encantada sim... E espero multiplicar tal encantamento.
    Abraço
    Gisele

    ResponderExcluir