terça-feira, 1 de maio de 2012

ORGANIZAÇÃO palavra chave para ganhar tempo e beleza em casa

Estou lendo uma preciosidade, o livro  "É tudo tão simples" da Danuza Leão.
Uma bem humorada e deliciosa leitura para esses quatro dias de feriado em casa sozinha. Pra compartilhar um pouco mais, não posso deixar de indicar outra bom livro que estou lendo pela enésima vez: "Semente da Vitória" do Nuno Cobra IMPERDíVEL!
Mas é o da Danuza que quero falar agora. O livro fala, de coisas simples e de como simplificar a vida, uma delas é a ordem do seu guarda-roupa.


Eu com 20 anos (e olha que isso foi no século passado kkkk) montei minha primeira casa quando me casei. Não tinha grana pra quase nada, como a maioria dos casais jovens. Mas um casa precisa do essencial e uma das coisas essenciais são os cabides para dependurar suas roupas. OK, você não tem dinheiro para comprar cabides legais de acrílico ou madeira (são bem mais caros mesmo) mas tem que comprar não tem? Porque que não compra logo todos iguais? Ou peça cabides no chá de panela (se bem que gosto mais de chá de lingerie). Mas se você vai fazer um chá de panela dê logoo endereço da loja no convite e escolha TODOS religiosamente iguais (e muitoooos). Nada de um cabide com várais peças de roupa, amarrota a roupa e enfeia o armário.  


Eu me lembro de ter comprado cabides bem baratinhos de plástico, porém TODOS brancos, iguais e muiiiitos. Anos mais tarde quando eu pude comprar os de acrílico que eu queria eu doei todos os meus branquinhos para minha funcionária na época, que diga-se de passagem, ela tem uma casinha simples mas tão organizada (em ordem e em estética) quanto a minha, e os cabides dela além de religiosamente iguais e todos para o mesmo lado iguais aos da minha casa.




Danuza Leão fala no livro que "Sem cabides iguais não dá nem para dormir direito", não é para tanto, mas é por aí.

Eu não vivo sem ordem e sem beleza. Sem contar o tanto que facilita a vida. Eu organizo armários e closets profissionalmente e como consultora de imagem pessoal quando tiro as roupas que as clientes não vão mais usar, volto as que vão ficar, para o lugar, em ordem.

Tem gente que sonha ter um armário em ordem como nas fotos de editoriais de revistas, em cores ou degradês, e por não conseguirem tal feito, deixam do jeito que está mesmo até quem sabe, um dia elas comprem tudo novo. Tem organizar qoeu você tem. E não comparar para... Comprar um armário novo, roupas novas...

Eu gosto de outra ordem, degradê é lindo, mas não temos roupas em dregradê, por tamanho crescente ou decrescente fica bonito mas não é prático no dia-a-dia, ao meu ver, a ordem ideal, a que eu aplico no meu closet é a seguinte: Categorias.

UM Blusas de trabalho (escola)
DOIS Blusas de sair  
TRÊS Vestidos curtos dia-a-dia
QUATRO Vestidos de sair, curtos numa ponta até os longos
CINCO Casacos e blazers
SEIS Camisas de trabalho
SETE Calças, jeans numa ponta, as de tecido e as de ginástica
OITO Saias das curtas até as longas



Por categorias eu não perco tempo.
Três dia por semana eu trabalho numa escola (mais discreta,  "tampadinha" e fofa) portanto minhas opções para este ambiente, que é uma situação fixa na minha vida, e a que tenho que me arrumar com hora marcada para sair (entre 6:00 e 6:45 da manhã)  eu não fico  perdendo tempo escolhendo o que vestir naquele dia. Vou direto ao ponto.
Me dirijo a essa parte do closet, pego um blusa componho logo com uma calça (impossível usar saia em escola) e termino com um sapato baixo, claro que estão todos guardados um ao lado do outro. Os sapatos estão todos juntos por categorias também.  
Gente, tem que facilitar a vida!  





Os sapatos  estão por categoria também
UM Sapatinhas (escola)
DOIS Sandálias
TRES Sapatos de sair, festas
QUATRO Sapatos de sair (por cores)
CINCO Rasteiras e chinelos
SEIS Botas e ankle boots
As lingeries da mesma maneira
UM Gaveta de pretos e estampas escuras
DOIS Gaveta de brancos nudes e estampas claras
TRES Camisolas, pijaminhas e baby dools dia-a-dia
QUATRO Camisolas sexys, bodys e corpetes

Gavetas de echarpes, cachecóis e pashiminas são duas: Verão e Inverno




CABIDES RIGOSAMENTE IGUAIS E PARA O MESMO LADO, FAZEM TODA A DIFERENÇA.
ACREDITE!




Claro que são belíssimas as fotos dos editoriais de revistas de casa e propagandas de lojas de amários e closets. E na medida do possível dá sim para ter um armário, closet e rouparia em ordem e lindos! As dobras são fundamentais, faça um curso com minha amiga Iraci Laurades, eu fiz, no Kza Organizada
http://www.kazaorganizada.blogspot.com/

  
Beijos
Gisele Pedrosa

11 comentários:

  1. Oi Gisele, o texto ficou super leve, um convite para ler. Abraço,

    Iraci Laudares
    www.kazaorganizada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero o que vc se propõe a ensinar, de primeirissima necessidade. E gosto muito de vc!
      BJS

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que o comentário da Iraci Laurades acima, está escrito igual ao que eu escrevi.
      Obrigada pelo elogio
      BJS

      Excluir
    2. Oi Michele,

      aqui o endereço do meu blog: http://kzaorganizada.blogspot.com.br/

      Espero que goste.

      Abraço,
      Iraci Laudares

      Excluir
  3. como perder o hábito de deixar as roupas espalhadas sobre cadeiras... e tbm, como ensinar filhos adolescnetes a organizarem as próprias roupas - qdo a mãe não dá bons exemplos??? kkkkkk

    Nana 'Quem me dera'
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana
      Começe pela mãe, não tem jeito,
      A GENTE EDUCA COM O QUE É, NÂO COM O QUE FALAMOS
      Somos profundamente e totalmente responsáveis pelo futuro dos nossos filhos, ensinamos a fazer escolhas, nós somos a referência antse que apredam a fazer as prpríais escolhas.
      BJS

      Excluir
  4. Olá!

    Adorei o seu blog, achei ele sem querer no google e agora estou vendo todos os posts :)

    http://iniciantenacostura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito legal escutar isso, obrigada demais...
      Seja muito bem vinda
      BJS

      Excluir
  5. É VERDADE GISELE UM GUARDA ROUPAS BEM ARRUMADO E ORGANIZADO FAZ TODA A DIFERENÇA... VOU ME PROGRAMAR PARA DAR UMA GERAL NO MEU E TENTAR MANTE-LO ASSIM.... OBRIGADA PELAS DICAS BJSS
    CAMILA

    ResponderExcluir
  6. Camila
    Fala com pazer, música lata é uma boa alida...
    JOGUE FORA! Essencial para organizar... NÃO ACUMULE!
    BJS

    ResponderExcluir