quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Casual Day

Mais um sexta feira... Dia de Casual Day... O que é isso? Termo americano (claaaro!) invenção americana. Mais uma! Para que as pessoas que trabalham vestidas de maneira formal possam trabalhar de uma forma mais descontraída e informal. Mas não é pra descambar né? Pois é, mas muita gente descamba sim! Alguns por pura ignorância (ignorar= não saber!) e outros por pura sacanagem mesmo! Loucas(o) para chamar a atenção, a qualquer custo. C U I D A D O! Isso pode custar o seu emprego!

Sinceramente eu me visto de uma maneira bacana, confortável e que me agrada bastante. E olha que profissionalmente eu transito em dois universo bem distintos. Se tivesse que trabalhar vestida de maneira formal de terno (acho lindo) adoraria, se fosse uma alta executiva ou uma gerente de banco, eu acharia peças que me deixassem adequada ao meu cargo e empresa e descubriria meu estilo dentro desse parâmetro, que é prioridade.
SOU EU QUE ADEQUO A EMPRESA E NÃO ELA A MIM!


Casual não é esportivo que quer dizer o mesmo que roupa para ir a academia! Quer dizer esportivo que não quer dizer usar tênis branco, que é da academia! Quer dizer jeans escuro, reto e clean. Que pode querer dizer... Cores, sapatilhas, uma sandália de tiras grossas escolhida a dedo (cuidado com os dedos a mostra, olhe-os bem, pensando melhor não mostre!) rsss




Algumas empresas não comportam o jeans nem nessa ocasião, informe-se sobre isso. Caso contrário, definitivamente é do dia do Jeans! Claro que sem ser rasgado, apertado, nem com apliques e muito menos com lavagem clarissima.










Meninas, dependendo do ambiente, pode se usar uma bermuda sim! De ALFAIATARIA (reta, de tecido e na altura do joelho) e claro, nesta caso investir ainda mais nos sapatos. Aliás, acho que sapato não tem Casual Day não! Perigo a vista!




Regata de alças largas com calça de alfaitaria, tricô, sapatilhas e espadrilhas, saia evasê no joelho (informalidade total) pantalonas de tecido e jeans, acessórios maiores, mais marcantes... As opções informais são muitas!




Esqueça as RASTEIRINHAS, pelamordedeus! Definitivamente!








Esqueça o TOMARA QUE CAIA (escolhi essa foto de propósito, com marcas do biquini, quanta deselegância e vulgaridade!)




Gente, como é que uma mulher pode usar camiseta de malha, legging e tênis para trabalhar? Isso é um atentado a feminilidade! A bom senso! A moda! A sua carreira!



Ando de bicicleta assim e olha lá, tem opções bem mais bacaninhas para malhar e ir pra academia também, mas definitivamente não é de camisetão! Não tenho nenhuma camisetona as que ganhei já doei. No trabalho, jamais!




Não é dia para fashionismos, nem pra colocar sua criatividade (as vezes duvidosa) em teste. A não ser que você já seja criativa, exótica ou fashion naturalmente e que trabalhe no próprio mundo da moda! Nada de shorts e micro saias ou mini vestidinhos.



Outro dia eu estava fazendo uma palestra numa conceituada empresa e, na plateia tinha duas figuras que não me esqueço: Uma moça linda com um vestido curtíssimo e ainda por cima tomara que caia! E outra, tão linda quanto, com um vestidão de malha estampadão. As duas estavam equivocadas!

Uma pelos motivos óbvios: SENSUALIDADE no trabalho não cabe de jeito nenhum. A outra não tinha nada de sensual, não mostrava pele quase que nenhuma, só que, estava com o que eu chamo de look churrasco!

Gente pelamordedeus! Malha? Estampa? Fluidez do tecido?

Delicia! Também uso! Para ir ao salão fazer unha, para buscar filho na escola, para ir ao super mercado, pra ir na casa da Lulu tomar café durante a semana a tarde, em reuniões com amigos em dias quentes sábado a tarde. A tarde viu?

Mas no trabalho? NANANINANÃO!


Mesmo que o seu vestidão seja lindo de viver! E deve ser! Use-o sábado!



Não me venha com essa cara de ingênua! Todas nós sabemos o que tem apelo sensual ou não! Mas você escolhe. Se quiser pautar sua vida profissional pelos seus quesito e atributos físicos a escolha é sua. Mas que sua 'carreira' vai durar pouco! Ah isso vai!



BLUSA DE UM OMBRO SÓ. Esqueça! Não é para o trabalho! É look pra ocasiões sociais e ainda assim, depende do lugar e da ocasião. Nada contra, tenho e gosto bastante, só tem que saber onde e como!




BARRIGA DE FORA. Terrível! Erro gravíssimo! E é o erro mais recorrente, que eu vejo! Já vi enfermeira de blusa baby look de barriga de fora! Tenha a santa paciência! Não tem condição as coisas que vejo por aí, em todo lugar, e quanto mais baixo o poder aquisitivo e cultural mais comum! Meninas! Olhem ao seu redor e vejam com quem vocês querem se parecer e serem comparadas... Alguém precisa treinar e educar essas meninas humildes que ingressam no mercado de trabalho tão cruas! Eu me habilito! Vou pensar sobre isso...

Agora, pras sacanazinhas de plantão: Que cortem as cabeças!

Não tenho mais paciência!

Minha língua coça, digo: Meus dedos se agitam para dar nome aos bois.

KKKKKKKKKKKKK

Mas não posso, não mais, nunca mais "Lulu santos"





DECOTE. Decote é lindo mas pode comprometer todo o look, e pior ,comprometer sua carreira! Cabe somente a você cuidar e investir na sua imagem da mesma maneira como investe na sua formação e no seu currículo!



TOMARA QUE CAIA. Gente o nome já diz tudo! Outro dia, num sábado tive que passar rapidamente na escola onde eu trabalho por uma ocasião de uma emergência. Só que era uma linda manhã de sábado e eu tinha me vestido para ir ao clube. Estava com um shortinho larguinho e uma blusa tomara que caia fofos, claro, look clube! Básico né? Sábado não tem aula! Passo correndo entrego o documento e pronto! Não não é simples assim. Eu não sabia, que era dia de sondagem diagnóstica e a escola estava cheia de pessoas! Entrei e saí a francesa! Eu represento aquela instituição. Todo funcionário representa! Imagina numa situação eu ser apresentada como professora a uma família de short e blusinha tomara que caia? Ninguém me viu. E se tivesse visto, seria no mínimo inconveniente!





Mesmo as mais lindinhas e faça o calor que fizer, resista a tentação!




TRANSPARÊNCIA! Sutian e barriga aparecendo! Deus me livre! Nunca! Never!



BARRIGA DE FORA! Nunca! Never! Em tempo algum...


E isso vale para gordas e gostosas de plantão! Não sei quem fica pior. Se é a barriga sobrando que muita gente insiste em minimizar tentando acreditar que é só uma barriguinha. Barriguinha ou uma pança enorme é horrível. Barriga tábua e cofrinho a mostra é duas vezes pior, é horrível e vulgar! Não tem escapatória!





MICRO VESTIDINHOS! Gente! Pessoas! Meninas! Vocês não tem outro lugar para usar não?!



Agora os Meninos...

Rapazes, vocês continuam se vestindo para o trabalho e não pra o seu fim de semana, isso vale para homens e mulheres! Você apenas fará trocas, e não criações "cabulosas', palavra sugerida pelo meu filho Nicolas! KKKKKKKKK

Bom... Camisa de botão por pólo ou malha nova, novinha em folha! Sapatos sociais por mocassins, sapatenis ou docksiders, blazer do terno por um blazer mais informal. Fica tudo de bom, já disse amo, homem de blazer.



Apostem no jeans retos e escuro com sapatênis, camiseta de malha lisa se tiver estampa, veja: "Se" tiver estampa, que seja discretissima e NOVA! e que não seja curta D+ nem comprida D+! E que seja pra fora da calça, por dentro com cinto é over! E antes de sair de casa, vá em frente ao espelho e levante os braços, se aparecer sua barriga: Troque na hora!



Veja sua agenda antes de sair de casa, se tiver um compromisso, adeus Casual Day.



Invista numa camisa rosa darling, vale muito a pena! Colore, moderniza e marca presença favoravelmenete. Ponto pra voce!



Colete e cachecol é moderninho também, mas não invente, compre uma boa peça. E se você não é o tipo modernoso, não comçee a ser no trabalho, teste-se antes!





O intresessante e coerente é voce sair da formalidade sem perder com isso, e sim ganha, mostrando ser uma homem versátil e cuidadoso.


Importante também é lembrar que a roupa tem "vida própria"! Sério! Quando estamos mais informais tendemos a ser mais informais também. Cuidado com gragalhas espalhafatosas, tom de voz ao telefone, vocabulário, sua maneira se sentar-se...

Uma pólo clean é luxo!



Você pode informalizar apenas tirando a gravata e a camisa pra fora da calça...


Calças claras, cáqui, e tons nude são bem-vindos (exceto o branco purissimo).



Sapatênis em couro, jeans camisa e blazer! Luxo Day!






CAMISA DE TIME é uma desgraça! Uma praga! Tenho um colega de trabalho, o Nilton, gente boa toda vida! Ele me perguntou outro dia: "Mas se minha namorada não gosta que eu use a camisa do Galo (forte e vingador) então porque ela me dá todas?" Darling! Nilton! Ela te ama e você ama o galo! Espero que a ame muito mais! KKKKKKKKKKKKKKK

Ela e todas as mulheres que fazem isso (menos eu), querem te agradar querido! O que não significa que ela queira ser "agradada" com o uso da camisa em questão, para sair com ela! Sacou? Vá lavar o carro com a sua, fazer supermercado, ir ao clube, ao jogo... Deixe a bendita camisa do seu time do coração em casa na hora de sair com sua namorada e claro e para TRABALHAR!





Regata é horroso e não valoriza nenhum homem, no trabalho depõe contra você!






Rapazes! O sapatênis NÃO é tenis de ginástica e preenchem uma lacuna importante entre o formal e o casual, tem uns muitos fofos, eu adoro a maioria... Tem de couro e lona, é só saber comprar! Agora, chuteira socyte, tênis nike branco! Never! Horrível. E para namorar também viu? Pra mim um canditato perde alguns bons potos usando tênis e meia brancas!





CAMISETAS COM DIZERES, Nem as "Lembrei-me de você em... " Ô desperdício de dinheiro é o tal de comprar lembrança. Um saco! Não compro e não gosto de ganhar. Só se for creminho do free shop. Aí eu adoro! KKKKKKKKKKKK

Tenha santa paciência com camisetas! Eu não tenho tolerância mesmo! E de turmas de formandos, e de promoções?!! Pelamordedeus. Jogue TODAS fora!





BERMUDA E BONÉ! Não mesmo!





E por último...

Meninos, lembre-se: Barba por fazer é desleixo e não informalidade.

A cor da meia acompanha a calça! De preferência do mesmo tom, nunca mais escuro

Calça caindo, jeans rasgados e colados são caminhos sem volta.


Beijos

Gisele

9 comentários:

  1. gostei muito, obrigado sempre vou esta de olho nesse blog. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jefferson, obrigada e seja muito bem vindo!
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!!!! Perfeitas para o di-a-dia, principalmente aquelas pessoas sem noção!!! Todo mundo deveria ler pra ter consciência do que esta usando e onde está errando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamile
      Consciência, bom gosto, bom senso, bom humor....Tudo isso faz parte para nos formarmos com pessoas profissional e pessoalmente bem resolvidos.
      Obrigada
      BJS

      Excluir
  4. Acho todas as dicas muito boas !!!!! Obrigadaa! Mil beijos !!!!!

    ResponderExcluir
  5. O melhor de tudo: a entrada e saída a francesa da escola. Muito digno!

    ResponderExcluir
  6. Priscila
    Obrigada pela atenção e carinho...
    BJS

    ResponderExcluir