segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COMENTÁRIO da Leila Ferreira

Querida Gisele,

Fiquei emocionada com sua história e imagino quanto houve de desafios no seu caminho. Aí me lembro do que disse o Gabriel Pensador num debate do qual participei: "No meio do caminho pode existir uma pedra, mas dentro de cada pedra pode haver um caminho". Você conseguiu encontrar os caminhos que estavam dentro de cada pedra e criou uma trajetória marcada por sentimentos fortes e coerentes - a trajetória de uma mulher que se conhece, que confronta a vida com a coragem das pessoas verdadeiras e autênticas (já presente naquela adolescente que ganhou o prêmio).

Seu texto dá a medida de sua vida. São palavras de quem não mente. A literatura como tradução e síntese de uma forma de existir.

Não deixe de escrever. Não abra mão do que as palavras podem nos proporcionar.

E, acima de tudo, continue fazendo da raiva e da mágoa dois sentimentos que náo vale a pena carregar. A Cristiane Guerra, publicitária que escreveu um livro lindo pro filho dela quando perdeu o marido ("Para Francisco"), diz uma coisa perfeita: "O passado é um ótimo lugar para se visitar, não para morar". Continue fazendo do passado um lugar onde se vai para abastecer a memória afetiva e traga de volta, a cada viagem, os sentimentos que vale a pena preservar.

Beijos pra você, Gisele. Muitas alegrias pra você e sua família.

E super, super obrigada pelo carinho.

Leila

Nenhum comentário:

Postar um comentário